Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Brasil
Publicada em 22/07/16 as 05:47h - 251 visualizações
Crise Hídrica
Aguá do Orós é levada ao Castanhão para garantir abastecimento na RMF

www.limacamposfm.com.br


Água do Orós deve chegar às casas da Região Metropolitana em setembro. Açudes do Ceará têm volume médio de abastecimento de 12%.  (Foto: www.limacamposfm.com.br)

A água do açude Orós, na Região do Jaguaribe, passou a ser transferida nesta quinta-feira (21) para o Castanhão, maior açude do Ceará e responsável pelo abastecimento na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos, a água do Orós deve chegar às residência da região em setembro. O objetivo, segundo a pasta, é garantir o abastecimento de água na região mais populosa do Ceará durante o período de crise hídrica.

A quantidade de água nos açudes do Ceará caiu para 12%, em média, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 153 açudes monitorados pelo órgão, 122 têm menos de 30% da capacidade máxima, e apenas dois têm mais de 90%.

O açude Castanhão, que abastece a Grande Fortaleza, chegou a pior nível desde que foi construído: 8,33%. A causa do baixo volume são os cinco seguidos de chuvas abaixo da média. Em 2016, as chuvas no primeiro semestre ficaram 25% abaixo da média histórica no Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

Em março, o mês mais chuvoso no estado, quando são esperados mais de 200 milímetros, em média, nos municípios, o índice registrado foi 129 milímetros. 

Em todo o semestre, o volume de chuva foi 548 milímetros, enquanto a média história é de 736 milímetros nos seis primeiros meses do ano. Os dados confirmam o quinto ano seguido de chuvas abaixo da média no Ceará, ocasionando uma das maiores secas já registradas.

Fonte: G1 Ceará




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




(88)99472-9030

No Ar
NA MARCA DO PENALTI
Peça sua Música

  • jucivan
    Cidade: juazeiro do norte
    Música: canteiros com faquiner
  • Joao Marcos
    Cidade: ico
    Música: Filhos do Sertao
  • Fernando
    Cidade: Icó
    Música: Ebinho guiar
  • alinex
    Cidade: curitiba
    Música: decide ai
  • ELEOMAR
    Cidade: BELÉM DO PARÁ
    Música: Fagner - Noturno
  • felipe marco
    Cidade: GURUPI TOCANTINS
    Música: FOGO NO FOGO FORROZAO TROPYKALIA
Publicidade Lateral
Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 35803 Usuários Online: 14


Fan Page

Parceiros





Copyright (c) 2017 - www.limacamposfm.com.br - Todos os direitos reservados